A autointitulada "Plataforma pela Educação", em vez de incitar às greves que comem o país deviam pensar melhor a situação em que se encontram. Se não há trabalho nas escolas, não há falta de trabalho em Portugal e nos outros 26 países da União Europeia, onde o simples bilhete de Identidade lhes dará acesso à mesma atividade ou a outra qualquer.
A resposta dos jovens é: "Mas eu estudei para ser professor e quero ser professor porque foi nessa área que eu aprendi".
Plenamente de acordo. Não é essa vontade e conhecimento que estão em causa. O que falha são as vagas nas escolas.
Imaginemos agora que os jovens professores são convidados para Ministros ou Secretários de Estado. Aceitam ou não? Claro que aceitam. Nem pensam mais, se têm ou não têm experiência. Aceitam.
Se lhes aparecer outro trabalho bem remunerado, aceitam ou não aceitam? Aceitam.
Longe de mim estar a desviá-los do magistério, aquilo que pretendo dizer com isto é que a Escola, vamos chamar-lhe assim, é a empresa especializada onde formatamos a nossa capacidade mental, onde aprendemos a pensar, a raciocinar, a ser capazes de enfrentar com mais facilidade e eficiência qualquer desafio que nos seja apresentado e a ocuparmos os lugares que procurámos ou que nos são oferecidos.
Conheço alguns professores, através dos jornais e da Internet, que ocupam cargos que nunca imaginaram e se encontram felizes pelo trabalho que desempenham.
Na União Europeia os casos são muitos. Lembro-me de uma jovem professora que foi para Dinamarca e arranjou emprego na LEGO. Na altura já era uma ótima profissional e sentia-se totalmente realizada. Isto para repisar a ideia de que qualquer curso serve para se desempenhar outra função que não aquela que inicialmente tínhamos escolhido.
Em vez de fazerem tanto barulho puxem pelas ideias. Pensem um pouco e vão ver que em vez de prensar o Crato e o baralhar mais do que o infeliz se encontra, ser professor é uma profissão sagrada que abre todas as outras portas sempre com sucesso.
Experimentem. Testem as vossas aptidões. Deixem-se de greves que não levam a lado nenhum e são perda de tempo, paciência e dinheiro.
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...