O jornal "El País" publicou uma entrevista de Mário Soares em que ele afirma: "Sócrates trata-me como se eu fosse um pai." Não acredito. Sócrates é suficientemente independente para se alapardar à sombra do Mário, que sempre viveu à sombra de Almeida Santos, caso contrário seria uma verdadeira desgraça.
O Mário é um homem de muita sorte. Tem uma coisa a seu favor: a sua bonacheirice, que em muitos momentos soube atrair o povo. Salazar não o levava a sério. Achava-lhe graça e manda-o para São Tomé de férias paradisíacas. Marcelo dá-lhe carta de alforria e total liberdade de movimentos. Também não acreditava na sua inteligência. Mário era esperto e simpático. Para Marcelo foi-o muito pouco. Não é um homem agradecido. Salgado Zenha foi uma das suas ingratidões.
Agora, o Mário, tomou Durão Barroso como alvo. Pouco lhe importa que Barroso representa o que há de melhor em Portugal. Ao atacar Barroso, o Mário, não se importa do País e dos seus representantes. Só se enxerga a si próprio. Só ele e os seus interesses contam.
Se Sócrates ouvisse o Mário como ele diz, e pretende que ele lhe chame papá, está enganado. Sócrates tem de ouvir todos os dislates de Soares e sorrir, mas faz o que entende que é melhor para Portugal. Sócrates não é um pau mandado. Já o provou várias vezes, e por isso o povo vota nele, mesmo que os seus próceres o não façam, mas lhe dêem palmadinhas nas costas.
Soares, no artigo do "El Pais" diz que em Portugal, ao contrário de Espanha, raramente ocorrem tragédias, excepto as naturais. Aqui impera a comédia, quando não a farsa." Ao dizer isto, Soares é comediante ou farsante? Aqui ele é ignorante. Bastava-lhe recordar os alicerces da Primeira República e a tragédia que a antecedeu: o assassinato do rei D. Carlos e do príncipe Luís Filipe. Depois entrava na República e lembrava-se do assassinato de Sidónio Pais, dos bárbaros assassinatos de António Granjo e de Carlos da Maia, sem falar nas centenas de mortos que a Primeira República semeou nos infelizes dezasseis anos que a sustentaram.
Mas para o Mário, isto é comédia ou farsa.
Mário, "porque no te callas?"
CS
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...