Estamos a cair no abismo e continuamos a chalacear, a insultar e a fingir que tudo é a brincar.
Mas a doença é grave, direi mesmo, gravíssima.
José Sócrates, que é um homem inteligente, com curso ou sem curso completo, o que é irrelevante porque toda a gente já entendeu que é homem capaz de governar o País. Sócrates está a perder a calma. É mau sinal.
Sobre os deputados e apêndices nem é bom falar. Ouve-se um Rodrigues a criticar as decisões do Presidente da República e a ficar "estupefacto" com a rodrigues estultícia; ou um Xavier a criticar Barroso na SIC e, até um ateu se benze.
Nas escolas, um quarto dos professores mal sabe o que anda a fazer. Um pequeno exame levaria estes infelizes a avaliações muito baixas. Nas grandes superfícies comerciais, a má cara e a indiferença são vulgares. Organismos particulares de solidariedade fazem petições sem um mínimo de profissionalismo.
Podia encher páginas de mazelas. É tudo feito à balda. Tudo feito sem rei nem roque.
E podíamos ser os melhores da Europa e do mundo. Já fomos. Os genes não fugiram.
D. Afonso Henriques mal sabia assinar o nome. Camões aprendeu na Universidade da vida. Fernando Pessoa passou por escolas de matriz inglesa. Saramago frequentou a escola da ferrugem, limando as arestas que o diabo enrugou.
Estes ficam na história, sem grandes diplomas, mas forjados na indomável vontade de vencer.
E nós, ó portugueses da calúnia, do maldizer e da intriga, que fazemos nós?
Se calhar também somos culpados porque não estudamos, não pensamos e não queremos ajudar a erguer o Portugal que tanto amamos.
Apelemos às luminárias:
Senhores ministros e senhores deputados façam favor de acabar com garotices. Basta de injúrias e de jogar às escondidas com a Democracia e com a Liberdade. Elas podem-lhes servir de capa por mais algum tempo, mas como já ninguém acredita em ninguém, se não tomam juízo, a capa rasga-se e ficam com o rabo à mostra.
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...