Não é a poeira que anda pelos ares que nos preocupa; é o rugir do vulcão, são os avisos, dos mais competentes e sensatos especialistas de todo o mundo que, esses sim, nos deixam apreensivos.
A Europa, a seguir ao 25 de Abril, de uma maneira desagradável, mas assertiva, classificou o país de um manicómio em autogestão. Não é o caso, de momento, mas insiste-se no descrédito do País. Acusam o Governo de ter apostado em jovens sem preparação e sem currículo no campo do trabalho. Quando avisados, os governantes mostram-se agastados e muito ofendidos pela descrença nos pequenos crânios governamentais e parlamentários.
O economista e antigo chefe do FMI, Simon Johnson, declara taxativamente: Portugal está à beira da bancarrota.
Salazar, ao tomar conta das finanças públicas foi imediatamente confrontado com situação idêntica, mas bem mais gravosa. A Primeira Republica tinha deixado de rastos o País e escalavrado o erário público. O Homem de Santa Comba superou as enormes dificuldades. O escudo tornou-se uma das moedas mais fortes do mundo e reis e Presidentes visitavam Portugal, com frequência, como sinal de respeito e admiração por algo que tinham como impossível: salvar Portugal.
Sócrates e Teixeira dos Santos têm aqui a possibilidade de demonstrar que o antigo chefe do Governo e também Ministro das Finanças não foi o único génio dos últimos 82 anos.
Salazar cortou nas despesas até ao centavo. Frugal, espartano, mostrou-se indiferente às graças e anedotas que circulavam sobre ele. Tinha de dar o exemplo. O povo seguiu-o e admirou-o.
Sócrates e Teixeira dos Santos têm aqui tarefa para Homens. Podem começar por diminuir as despesas da Presidência da República que, segundo D. Duarte Pio, é 5 vezes maior do que as da Casa Real Espanhola. Continuam nos cortes das restantes mordomias e, tenho a certeza, em breve tudo estará no são.
Chegou o momento de arregaçar as mangas, enterrar a demagogia e salvar Portugal.
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...