Um país só é rico e desenvolvido se todo o povo souber ler, escrever e souber pensar.
Na Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Suíça é isto que acontece. Praticamente não existe iliteracia nos autóctones destes países.
Os Judeus tiraram do estudo a força que hoje representam. A Igreja fez a mesma coisa. Arrancou à miséria muitos dos seus seguidores, mandou-os estudar e colocou-os nas aldeias e nos pequenos povoados.
Dos homens mais poderosos da Igreja alguns foram portugueses. O Cardeal de Alpedrinha, Jorge da Costa é um caso assombroso de inteligência que o estudo elevou ao tecto da capacidade humana.
As escolas finlandesas não deixam que nenhuma criança marque passo. As escolas combinam qualidade e igualdade. O resultado verifica-se no progresso da esfusiante Finlândia onde nem o frio extremo consegue vencer a vontade dos professores.
O problema português, nestes últimos 37 anos, deriva dos primeiros 10 vividos no caos e os restantes feitos de remendos e de tentativas de reformas, algumas sem sentido e parecendo querer agarrar a imagem de outros países, introduzindo termos diferentes para o mesmo assunto.
A TLEBS veio baralhar ainda mais os alunos.
Esta Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário foi uma teimosia sem sentido e que ainda hoje não entendi o porquê da insistência.
Apesar dos desastres, Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues conseguiram levar para a escola muito mais alunos do que os antecedentes porque o isco "Magalhães" pegou. A tentativa de proteger as vítimas dos desacertos fez que os professores fossem mais condescendentes.
Reprovar alunos, que sempre andaram aos baldões e ao sabor de experiências, seria um atentado à sua pouca vontade de estudar por não entenderem o que estudam.
O esforço dos professores tem de ser hercúleo para que o resultado do ensino seja palpável. É por isso que se justifica a avaliação do professor que faz retenção de alunos. Começando pela análise dos alunos retidos. Deste modo, o Ministério, conhecerá sempre de onde vem o mal e como o poderá tratar.
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...