Tal como publiquei o Blogue “Os mais desfavorecidos da população portuguesa” assim completo o da “Criança Cigana”.
O Sr. Cunha Simões (CDS) - Sr. Presidente. Srs. Deputados.
Entre os grupos sociais radicados em Portugal que porventura mais se poderão queixar de desfavor social, avultam, sem sombra de dúvida, os ciganos.
Sem esquecer a homenagem devida à heroica persistência na luta por uma vida livre e independente - quase única no mundo - não posso deixar de lamentar, especialmente neste momento, o abandono a que vem sendo votada a criança cigana, para a qual ninguém pensou jamais em infantários, em jardins-escolas, nem ninguém quis recuperar e encaminhar na vida.
Vozes do CDS - Muito bem!
O Orador - Aqui, em plena Europa, só o desprezo por estas crianças de cor diferente e raça diferente. É certo que poderá haver quem cinicamente comente que, quando se fala em Criança e dia Mundial da Criança ninguém pretende excluir a criança cigana, continuando a dar-lhe plena liberdade para estoirar de fome e para crescer na miséria e na ignorância.
Deste modo é evidente que, assim iniciados, os pequenos ciganos não podem aspirar a uma vida normal, ao respeito e à obediência às regras de uma sociedade que nunca soube respeitá-los e que preferiu sempre castigá-los.
As escolas dos ciganos foram sempre as cadeias. E mais, muita sociedade cristã, nunca achou de mais a desumanidade com que sempre foram tratados e em que foram obrigados a viver.
Sr. Presidente. Srs. Deputados. Não se pretende que a caridade e os procedimentos de certa camada social obriguem os ciganos a abandonar de vez uma prática secular para se converterem à monotonia e ao destempero das nossas vilas e cidades. Respeitando o seu espírito de aventura e a sua mobilidade, pedimos para os ciganos um tratamento não policial, mas fraterno, humano e compreensivo.
Vozes do CDS - Muito bem!
O Orador - Ninguém pretende desvirtuar-lhes a sua cultura ou manietar-lhes os seus movimentos, mas tão só deixá-los aproveitar da benesse de uma sociedade vocacionada para programar com eficiência um mundo melhor, muito mais culto e mais saudável.
Vozes do CDS - Muito bem!
O Orador - Não fica mal, nesta Assembleia de homens livres, saudar a lição de liberdade que os ciganos souberam sempre dar ao mundo, pedindo para eles compreensão e amizade, pedindo para as crianças ciganas um mundo diferente de paz e amor, pedindo para os velhos ciganos uma velhice repousada.
Sr. Presidente. Srs. Deputados. Se procedermos desta maneira só assim poderemos pertencer a um mundo que não nos envergonhe, só assim poderemos viver em paz! Que não é só paz a ausência de armas, porque é verdadeiramente paz a tranquilidade de consciência, a fraternidade e o amor.
Aplausos do CDS, do PS, do PSD e dos Deputados independentes sociais-democratas.
Anterior “Orçamento, a caminho da normalização do País”
C.S
. Centenário da maldição so...
. Gestão, desperdício e sof...
. Venezuela e os benemérito...
. Solidariedade ainda pode ...
. Passados dois mil anos, P...
. Aproveite o confinamento ...
. Emergência nas infraestru...
. Gato escaldado natalício ...