Tudo se torna fácil para quem gosta de aprender e trabalhar.
Os computadores têm neles a sabedoria dos séculos. São as vetustas e atuais bibliotecas, com a vantagem de ser portáteis e em qualquer lugar fornecerem a informação que se lhes pede.
Aqueles que têm a curiosidade de saber como foi a evolução deste País têm desde os livros de linhagens ou nobiliários, os cronicões, as Crónicas, a literatura Medieval, a gazeta de 1641 que é um esboço de jornal, e que servia para manter informada a população sobre a Guerra com Espanha.
Pode também consultar os jornais até aos dias de hoje nas Hemerotecas (Coleção de publicações periódicas).
Em Lisboa e outras cidades existem grandes espaços físicos onde estas hemerotecas estão à disposição dos curiosos ou dos sedentos de saber sempre mais. Mas não há necessidade da deslocação.
Os computadores têm o mesmo e com mais comodidade. Basta clicar no Google e escrever por exemplo: Biblioteca Digital. Imediatamente tem à sua disposição um mundo de informação, mais fiável do que alguns livros de história. Apresenta-nos a informação no momento em que aconteceu.
Imaginemos que queremos ver por que acabou a Primeira República e lhe sucedeu o 28 de Maio de 1926 e se formou a Ditadura Militar e em seguida do Estado Novo.
Se no Google escrever Hemeroteca Digital, carrega em "Indices dos Títulos" abre a página, vai para o índice: publicação periódica digitalizada. Carrega por exemplo na letra D (está em cima, em todo o abecedário), aparece-lhe no final da página o "Domingo ilustrado" de 1925, carrega duas vezes na imagem. Na figura, que pretender ver em tamanho grande, carrega nas letras HTML que estão ao lado da imagem e por baixo de um número bem à vista. Assim pode olhar as páginas e entender como era aquele tempo, o que se passava e a razão por que foi feita a revolução do 28 de Maio de 1926.
Quando tem a página em formato grande ainda a pode aumentar ou diminuir com os sinais + ou – que aparecem na base da imagem.
A distração e a aprendizagem do ser humano tornou-se um dos prazeres deste tempo que teve a felicidade de usufruir das invenções em que o século XX foi fértil e que o século XXI vem aperfeiçoando de tal maneira que todos poderiam ser muito felizes se os problemas financeiros não perturbassem os que mais trabalham e menos ganham.
Julgo que todos podem resolver a situação acreditando que são capazes de mudar as condições de vida ao valer-se dos saberes que a Internet prodigaliza e que podem ser aproveitados se utilizarem um pouco de inteligência e de paciência.
Desde a aprendizagem das línguas, cursos de culinária, de jardinagem, de matemática aos locais da Europa onde há empregos, tudo aqui encontra.
Hoje, Portugal tem o tamanho de 28 países:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Grã-Bretanha Polónia, República Checa, Roménia, Suécia.
Em todos pode trabalhar em igualdade de direitos e deveres bastando levar o B.I. Todos estes países pertencem à União Europeia.
Em vez de andar a lamentar-se pelos cantos ou a perder tempo a gritar contra os Governos, ponha a cabeça a funcionar, com calma, e vai confirmar que vencer a vida dá um gozo fabuloso.
C.S
. Os mais vulneráveis não e...
. Recuperar o tempo perdido...
. O vírus e os os micróbios...
. Antes de se deitar dê uma...
. Um país inteiro envergonh...
. Vivemos num mundo de palh...
. A 9 de Abril de 1918 morr...
. Anarquia ou Democracia fo...
. Oiça o Portugalex e deixe...
. Cangalheiros continuam a ...