Ao ser escolhido Marcello Caetano para suceder a Salazar, o Manuel da Silva Guimarães disse-me em tom de Pitonisa: este não aguenta o barco, e acrescentou que Adriano Moreira garantia melhor a passagem para uma Democracia sólida, com regras e poucos problemas.
Tanto o Manuel como eu gostávamos muito de Adriano Moreira e tanto um como outro não ligávamos à política, mas falávamos bastante sobre a situação portuguesa.
O Manuel era professor na Escola Industrial de Tomar e eu no Liceu, tínhamos aí vindo parar por mero acaso.
Marcelo Rebelo de Sousa disse, com toda a propriedade que Adriano Moreira serviu Portugal durante 100 anos. A frase que empregou foi “100 anos ao serviço de Portugal”
Nada mais exato
Adriano Moreira serviu Portugal através da sua inteligência e integridade, mesmo tendo sido preso por ter defendido a viúva do General José Marques Godinho que tinha posto uma ação contra o Ministro da Guerra, Santos Costa, por o marido ter morrido de ataque cardíaco na prisão.
.Tanto o Presidente da Assembleia da República, Teófilo Carvalho dos Santos, com quem Adriano trabalhava no escritório de advogados e Marcello Caetano avisaram-no que poderia ser preso. Foi o que aconteceu.
Adriano Moreira foi parar ao Aljube, onde estava Mário Soares. O encontro e as conversas com o Mário deviam ter-lhe mostrado a qualidade da Oposição.
Ele que pertencia ao MUD, Movimento de Unidade Democrática, devia ter deixado de pensar em política. Mas para seu espanto Salazar convidou-o para Ministro do Ultramar e compreendeu todas as dificuldades por que o País passava. A partir desse momento ao sair do Governo, por vontade própria, continuou a ser um verdadeiro Democrata e a dizer o que pensava tanto da Direita como da Esquerda.
Os seus conselhos e aulas foram sempre seguidas com atenção.
Para ele, Portugal era só um. A Direita e a Esquerda têm de trabalhar numa única direção. Todos estamos no mesmo barco.
Todos têm de usar a inteligência para Portugal singrar em harmonia e honestidade.
Há tempos ouvi a filha dizer, penso na Antena 1, que ele, continuava a ajudar alunos através da Internet-
Adriano Moreira é um exemplo.
Eu recordá-lo-ei na minha galeria de Espíritos que invoco, para ser sempre melhor.
Coloque a máscara. Não se esqueça que a Varíola dos Macacos contínua a fazer estragos. Dar-lhe luta é um dever.
Anterior “ Governo de Fantasia”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...