Quando na Internet aparecem as 10 Universidades mais qualificadas e mais caras do mundo a oferecer cursos gratuitos, que é que você pensa?
Mas está a pensar errado. Não é isso. Fixe os seus nomes: Oxford, Cambridge, Instituto de Tecnologia da Califórnia, Universidade de Stanford, Instituto de Tecnologia de Massuchettes, Harvard, Princeton, Imperial College of London, Universidade de Chicago, Universidade da Pensilvânia.
Estas Universidades disponibilizam estes cursos sempre na esperança que neles brotem alunos excecionais, que elas imediatamente contratam, custem o que custarem.
Os países são assim que crescem em prosperidade e riqueza.
Quanto custa um Paulo Portas, um Marcelo Rebelo de Sousa, um António Guterres, e mais quarenta e cinco ou cinquenta Portugueses de excelência que temos e que recusamos rentabilizar devido a tricas caseiras.
Eu conheci na Assembleia da República, homens inteligentíssimos que admirava e que acabei por desprezar por ver a sua mesquinhez ao não defenderem Portugal como podiam e sabiam. Desses, muitos, continuei a admirar: um António Guterres, um Pedro Roseta, um Adelino Amaro da Costa, um João Porto, um Rui Pena e poucos mais.
Portugal precisa urgentemente de criar riqueza sem se preocupar com os baladeiros da Demagogia.
As Universidades, os Institutos e os Politécnicos são um dos caminhos. Os Professores têm de ser muito competentes e honestos.
Os Professores são o húmus purificado da cabeça dos alunos.
Fiz imensas experiências para chegar a conclusões. A penúltima diz respeito ao ensino. A última, estou nela, desci à pobreza total para a compreender e lutar, se for preciso, até à exaustão para eliminar esse cancro do egoísmo humano.
Vamos a um caso concreto e verificável.
O David Paiva era um rapaz considerado incapaz de assimilar o mais básico. A mãe escreveu-me duas cartas lamentando-se e pedindo-me ajuda. Ao principio rejeitei. O meu tempo não é elástico. Na segunda carta, de tão dramática, decidi ver o que se passava.
O David trabalhava na Hutchinson, quase como um autómato, o seu trabalho era perfeito, mas de cultura baixa.
Depois da primeira conversa com ele através do SKYPE, fui--lhe ganhando a confiança, convencendo-a ler- O dia em que ele me perguntou se podia enviar um poema a uma amiga, do livro “Poemas e canções de amor para ti”, compreendi imediatamente que o David não era nada destituído. Convenci-o a fazer o 12º ano nas “Novas Oportunidades” e a seguir entrar no Politécnico de Portalegre.
Foram quase quatro anos que, através do Skype, acompanhei o David até ele se ter Licenciado em Serviço Social.
Sempre que ele não entendia qualquer matéria, eu forçava-me a ler o respeitante à disciplina e explicava-lhe.
Todo o Português, desde que não seja deficiente, aprende tudo, e é melhor e mais competente do que gente dos países mais desenvolvidos. Precisa só de ganhar confiança em si e de alguém que o encaminhe.
As Universidades e os Politécnicos são a bolha que pode despertar Portugal.
Coloque a máscara. Não os quero cansar, Voltaremos ao assunto. Portugal merece muito mais do que lamentações e Demagogia. Ainda temos gente capaz de salvar Portugal.
Anterior “O reflexo da opinião”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...