Gosto tanto de Espanha que não hesitei em a defender contra todos os Deputados, inclusive os da minha bancada Parlamentar, na Primeira Legislatura depois do 25 de Abril..
A Espanha, apesar de Salazar a ter ajudado imenso com o envio de alimentos, tirados aos portugueses, que viviam com grandes dificuldades devido aos erros da Primeira República, era considerada um amigo em que não se podia confiar. Nas escolas os jovens não gostavam da Espanha nem dos espanhóis.
Os nossos inimigos de estimação eram os Espanhóis e os Ingleses. Amigos, amigos, negócios à parte.
A miséria em Espanha era muito maior que em Portugal e Salazar, depois da Guerra Civil Espanhola, não hesitou em ajudar os nossos vizinhos.
A verdade é que tendo ido passar férias a Badajoz, por volta de 1945 ou 46, me apaixonei por aquela Espanha a cair aos bocados, onde tudo era velho, triste e vestido de negro.
Com um primito da mesma idade, dez-onze anos, meu tio que era Chefe de estação dos Comboios Portugueses, deixava-nos viajar de comboio ou de camionete até outras terras desde que regressássemos à hora de jantar.
Naquele tempo ninguém pensava em raptar garotos.
Para encurtar numa página, aquilo que dá uns livros, confessarei que, já mais velho, corri toda a Espanha e vi com alegria, o rejuvenescimento daquele fabuloso país.
A Catalunha conheço-a quase como a palma das mãos. Adoro Barcelona e outras localidades daquela região.
As dores da Catalunha são as minhas.A Catalunha é absorvida por Castela depois do rei Fernando II de Aragão ter casado com Isabel I de Castela. A partir de 1475, a história da Catalunha torna-se diferente, e aquilo que teria sido possível em 1640, quando os Portugueses sacudiram os Espanhóis de Portugal, eles não conseguiram. Agora, seria um erro a Catalunha separar-se da pujante Espanha, por várias razões. Primeiro, porque metade da população ou mais não está interessada. E esta é a parte principal a considerar. Segundo, porque só as grandes regiões estão seguras e podem proporcionar a prosperidade aos seus habitantes. Foi por isso que a União Europeia se uniu. Falar de igual para igual com os EUA, a China, a Rússia, o Brasil etc.
Por estes motivos e por muitos outros, a Comunidade autónoma da Catalunha ao reivindicar autonomia alargada tem todas as vantagens de uma Nação Independente, poderosa e rica. A história da Espanha é a sua própria história.
Ser Presidente? Ser Rei? Ser Ministro? Essas honrarias estão a passar de moda, mas os Catalães podem lá chegar, tal como fez Isabel I quando seduziu o sereno Fernando II.
De maneira simples e sintética tinha de deixar aqui esta opinião. Amo demais toda a Península Ibérica para depois destes conturbados 45 anos por que Portugal tem passado, deseje que à Catalunha aconteça o mesmo.
Viva Espanha! Arriba Portugal!
Anterior “No País dos loucos salvem Marcelo, Costa, Centeno”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...