O Sistema Bretton Woods definiu em julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. Mas em 15 de agosto de 1971, os EUA, sem dar cavaco a ninguém resolveram terminar a convertibilidade do dólar em ouro.
O Secretário de Estado dos EUA, Cordell Hull, entre 1933 e 1944, já tinha avisado que as principais causas das guerras eram devidas à transgressão de direitos económicos e comerciais.
Dexter White, quando do acordo Bretton Woods, também advertiu que uma guerra económica seria sempre o princípio para uma guerra militar.
Mas o financeiro Judeu Bernard Baruch, nunca tirando o olho do grande negócio, sugeriu a construção de uma verdadeira máquina de guerra, superior à de todos os outros países para, em questões de economia e comércio, os EUA poderem impor, sem discussão, as suas leis.
Trump, preocupado e com razão, pela segurança interna, começa a fazer regressar a casa os militares mais capazes de lidar e eliminar os infiltrados em solo americano. Por outro lado, tenta impor políticas comerciais no exterior, ao decretar sanções.
A guerra económica começa no Canadá, que, submisso aos EUA, prendeu Meng Wanzhou, responsável Financeira da Huawei, que estava em trânsito. Imediatamente os chineses prenderam dois cidadãos canadianos, Michael Kovrig e Michael Spavor.
Bem podem os Canadianos, os Europeus e os Americanos espernearem que os Chineses, pacientemente, esperarão por Meng Wanzhou.
Não me parece que os americanos tenham coragem de declarar guerra à China, nem com os Canadenses e Europeus às costas.
Quanto ao muro, se eu fosse ao Senhor Trump, encerrava o assunto.
O muro: com paredes mais altas ou menos altas, emigrantes são como os ratos, com fome, passam por baixo. Se não conseguirem dão a volta.
Como dizem os portugueses: há muitas maneiras de matar pulgas.
Boas festas, Senhor Trump.
Anterior “Médicos e enfermeiros, progressão para cangalheiros”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...