Em vez de se educar o povo, como fazia o Estado Novo, ao falar sobre saúde Oral e haver um médico na Televisão a explicar os cuidados a ter, ou sobre agricultura e muitos outros assuntos de interesse. A partir do caótico e descontrolado PREC, para não lhe chamar criminoso, cada um passou a regular-se pela sua cabeça.
Como sabemos a liberdade total é intuitiva. Se não houver educação exterior os erros que cometemos são inconscientes.
Com certeza já verificou isso com as crianças de ano e meio a quem se larga de mão. Os disparates são seguidos e, ou se agarram depressa ou há sarilho.
No entanto há ainda muitos adultos que não resistem à curiosidade. O fogo e as ondas alterosas do mar enfurecido são atrações fatais.
Dos 63 imolados pelo fogo, em sofrimento horrível, muitos deles foi a curiosidade que os sacrificou nas aras do impulso irresistível ao dirigirem-se, tal como as borboletas tontas para locais de perigo
As chamas têm olhos de raiva e correm com uma velocidade incrível.
Eu já experimentei isso, quando, na região do Sabugal, tentei ajudar a apagar um incêndio com outros populares.
Se por acaso não tem chegado um Jeep de Bombeiros, a alta velocidade e a gritarem para fugirmos dali, teria sido difícil escaparmos. O fogo, em corrida sorrateira, corre muito mais do que as nossas pernas de jovens de 15 ou 16 anos.
A curiosidade e o voluntarismo repentino são perigos a que temos de nos precaver.
É por este motivo que me admiram os julgamentos que há muito deviam estar fechados e resolvidos.
Portugal não pode continuar a andar a passo de caracol. Julgo que perdemos a passada depois de termos sido ocupados, durante sessenta anos, pelos nossos amigos espanhóis, que, por tanto nos quererem agradar, para conquistar definitivamente, nos perderam para sempre.
Felizmente que não perdemos as qualidades, mas temos urgentemente de meter mãos ao trabalho e muita sensatez em tudo quanto fazemos.
Coloque a máscara. Ele ainda anda por aí. Não arrisque nem mesmo para celebrar o Euromilhões.
Anterior “Tiago Brandão Rodrigues, trabalho e competência”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...