Lesbos é uma ilha doce no Mediterrâneo que deve a fama, não só à sua beleza natural, ao verde claro, à afabilidade dos habitantes, mas também à poetisa Safo que ali nasceu na cidade Eresos, no século VII a.C.
Safo, devido ao pulsar emocional e tumultuoso dos seus poemas, alguns dirigidos às amigas, deu origem à palavra Lésbica.
Alguns dos poemas são verdadeiros vulcões de paixão, tal como a origem vulcânica da “Ilha Esmeralda”, como também é conhecida.
Para ter uma ideia dos poemas, escolhi este:
Ditosa que ao teu lado só por ti suspiro!
Quem goza o prazer de te escutar,
Quem vê, às vezes, o teu doce sorriso
Nem os deuses felizes o podem igualar.
Sinto um fogo subtil correr de veia em veia
Por minha carne, ó suave bem querida,
E no transporte que a minha alma enleia
Eu sinto asperamente a voz emudecida.
Uma nuvem confusa me enevoa o olhar,
Não ouço mais. Eu caio num langor supremo;
E pálida e perdida e febril e sem ar,
Um frémito me abala...eu quase morro, eu tremo.
No sétimo ano, hoje décimo segundo, Safo foi a minha salvação. Em vez da Selecta Grega de António Freire S.J de 1953, eu sabia de cor, em grego, dois poemas de Safo. Quando a professora, na prova Oral, me chamou a atenção para um erro no texto “Tudo é vaidade”, eu, com grande descaramento, disse-lhe, mas eu sei poemas de cor, da poetisa Safo.
“Sabe? Então diga um poema e a seguir traduza verso a verso”. O que eu fiz, ufano pela minha ousadia. A professora admirada mandou-me sentar e deu-me os parabéns.
Hoje foi de coração angustiado que ouvi na Antena1, um trabalho de Rosário Salgueiro sobre as condições degradantes em que vivem milhares de refugiados num campo Militar em Moria.
Será que a besta humana é ainda pior do que eu a imagino? Aquilo não é um campo de passagem para outros países. É um infame Campo de Concentração onde as pessoas ou morrem ou ficam loucas.
Anterior “O circo e os novos palhaços”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...