Portugal está de pousio há demasiado tempo.
Os novos e os velhos adoecem e morrem mais, devido à alimentação que ingerem e aos medicamentos com que se encharcam, do que por causas naturais.
Há 50, 60, 70 anos havia oito vezes menos médicos que há hoje e, importações de alimentos, só aqueles que esgotavam e eram considerados essenciais para uma saúde equilibrada.
A terra está sequiosa de produzir e o Governo sequioso por saber como evitar as importações que lhe levam coiro e cabelo, lhe aumentam a dívida externa e os famintos que vão ser, dentro em breve, um grave problema.
Continuamos sem definir uma estratégia, sem saber como resolver uma dificuldade que Salazar solucionou num ano, quando a miséria estava ensacada em 16 anos de Primeira República improdutiva, de terras ao abandono, estradas escalavradas, mas políticos aperaltados.
A Ditadura Militar tentou resolver a situação fazendo um empréstimo volumoso na Sociedade das Nações. Consideradas as condições vexatórias, não aceitaram e recorreram a Salazar, que através do trabalho e transformando os campos em verdadeiros polos de riqueza, conseguiu transformar Portugal, dando mesmo ao Alentejo o honroso nome do Celeiro de Portugal e apontando-o num dos discursos sobre a apresentação de resultados, como um exemplo a seguir por todas as províncias portuguesas.
A par da recuperação na agricultura, essencial para acorrer aos milhões de pobres que a Primeira República tinha criado e que necessitavam de ser urgentemente alimentados, Salazar não descurou a educação. Foram criados Liceus. Em cada havia sempre um médico e duas enfermeiras, além dos médicos que davam aulas de inglês, ginástica, e outras disciplinas, por falta de pacientes nos consultórios.
A quantidade de octogenários que existem em Portugal é imensa. E porquê? Porque a comida que provinha dos nossos campos era saudável. Desde a couve, a batata, a cenoura, a cebola, o alho ao bom azeite e ao bom vinho, tudo era de qualidade. A terra produzia o melhor.
Hoje a importação maciça de produtos rápidos feitos à base de químicos enfraquece os povos, torna-os apáticos e desmotivados, dando-lhes uma aparência saudável mas de vida curta.
Pense no assunto. Se tiver um pedaço de terra cultive-a. Vai ver que nem tem Stress nem depressões e chega à minha idade.
Anterior “Conversa Capital, Antena1, Mira Amaral”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...