Depois de 43 anos de maluqueira, bancarrotas, inferno e enganos até o carnaval esmoreceu. O riso soa a falso tal como os falsários políticos que deixaram chegar Portugal a esta miséria e o conservam, sem uma ideia válida para o tirar do fosso em que se encontra.
Salazar, num ano, travou a miséria herdada da Primeira República e que a Ditadura Militar também não soubera travar, por mais esforços que fizesse e se empenhasse junto das Sociedade das Nações para resolver o gravíssimo problema que tinha levado ao tapete a Primeira República.
Os políticos da Primeira República, em 1910-1911, depressa compreenderam que as promessas que tinham feito, alicerçadas na Democracia, eram inviáveis.
Afonso Costa foi apelidado de tudo quanto de mais soez se pode ouvir. Os Sindicatos acusavam-no de racha Sindicalistas, e com razão; muitas prisões, tareias monumentais e mortes.
Entre 1910 e 1926 os Governos mudaram como bailarinas que passavam do Tiroliro ao corridinho do Algarve.
O país tornou-se um cancro. Os desta Terceira e desgraçada República, não aprenderam coisíssima nenhuma com os erros da Primeira. Pelo contrário, rejeitaram a fórmula experimentada por Salazar e que tinha salvado Portugal do descalabro com o agrado de mais de 90% dos Portugueses.
A Democracia é na verdade uma boa ideia e bandeira. Simplesmente a Democracia se não tiver como suporte a autoridade, ela colapsa. E é de crassa estupidez querer impor a Democracia pura em países descolonizados há menos de 50 anos.
O que acontece é precisamente o contrário, a que juntam as guerras civis que destroem os próprios países.
Fiquemos por aqui. A conversa ainda vai no adro.
Só toquei no assunto porque vi um solitário, e triste folião, aí dos seus 60 anos e calças rotas, com uma tábua podre onde tinha escrito:
“É Carnaval, esta República já cheira mal.”
Anterior ”Na arena de S. Bento encontram-se 230 irresponsáveis”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...