A teimosia, a inflexibilidade dos Sindicatos ou dos chefes dos setores laborais faz que os jovens que frequentam os cursos pós-laborais, muitas vezes se confrontem com situações de nenhuma complexidade, mas que os Sindicatos insistem que devem ser cumpridas à letra: refiro-me ao trabalho por turnos.
Se um trabalhador estudante se encontrar a trabalhar por turnos, sempre que faça o turno da tarde nunca pode ir a aulas, a menos que falte ao trabalho, com prejuízo para a fábrica e para ele, que, uma semana sim, outra não, falta às aulas: metade do tempo em que devia frequentar a escola está na fábrica.
Esta situação pode ser facilmente resolvida com a fixação do trabalhador no turno da manhã. Mas em algumas fábricas recusam-se a fazer isso sem compreenderem que perde a fábrica quando os trabalhadores são forçados a largar o trabalho a meio para assistirem aos trabalhos práticos na Escola, caso contrário dificilmente passarão de ano.
Quem perde mais? A fábrica ou o trabalhador? Os dois.
E tudo se resolveria com facilidade se a teimosia sindical, que tem desgraçado os trabalhadores deste país não obrigue àquilo que em mais parte nenhuma do mundo se pratica: a flexibilização ou seja adaptar às diferentes situações.
É o mesmo que comer frango a todas as refeições ou fazer sexo sempre da mesma maneira. Acaba por saturar.
O rendimento português está 40% abaixo da restante Europa e isso tem sido a justificação para os baixos salários.
Qual o grave problema para uma fábrica que tem que trabalhar por turnos, fixar o trabalho só de manhã para o estudante trabalhador, quando há outros que não estudam e gostariam de trabalhar de tarde?
Os Sindicatos portugueses continuam a preferir trabalhadores ignorantes e que possam dominar com facilidade, do que trabalhadores mais cultos e que rendam mais em qualquer serviço que desempenhem.
Nem fábricas nem Governos podem ceder a imposições sem sentido.
Sugiro que copiem o modelo da AutoEuropa onde a inteligência, o bom senso e o trabalho rentável predominam.
Anterior “Hepatite vem da Holanda e come os homossexuais”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...