O meu amigo José Bento que partiu para o Infinito com 95 anos e a 4 meses de fazer 96 dizia-me, com ar gaiato e feliz que tinha aquela idade por nunca ter deixado de trabalhar.
Tinha sido funcionário da CP, era Socialista, mas ninguém lhe dissesse mal de Salazar, o Homem mais honesto e inteligente de Portugal.
No dia seguinte a ser reformado da CP, começou a trabalhar numa drogaria que a mulher, também trabalhadora incansável e muito simpática, lhe tinha preparado para o manter em atividade.
Fechou a loja quatro meses antes da viagem final. As pernas começaram a dar de si e a mulher lá o convenceu para estar perto dela, numa livraria onde com os seus oitenta e tais atende os clientes sempre com uma graça na ponta da língua.
Com os filhos criados e formados eles podiam ir para onde entendessem, mas o mundo está todo nas televisões e cansa menos do que viajar com o passe da CP, que raramente usaram.
Como este casal conheço mais de duas dezenas. Todos amigos do trabalho, todos saudáveis. Evitam médicos e gorduras.
No Estado Novo que recuperou Portugal, da mesma anemia da Primeira República que durante estes 43 anos tem sacrificado o país, Portugal teve um desenvolvimento extraordinário.
O aumento da natalidade acrescentou uns milhões de jovens que possibilitaram o crescimento industrial e marítimo, que a loucura libertária fez regressar à estaca zero e às grandes dificuldades por que os trabalhadores, com poucos estudos, estão a passar.
Ao recordar, com saudade, aqueles que a lei da morte vai libertando, não os esqueço.
Faço um vídeo mental sobre as suas vidas e os exemplos que podiam ser apontados às gerações que se lamentam por não terem trabalho, mas não rompem com este ciclo morno que não os deixa ver todas as possibilidades que a União Europeia oferece para trabalhar, aprender e regressar ao Portugal onde a vida é uma eternidade de sol, alegria, amor e prazer.
Anterior “O terror não vai ficar acantonado só em Londres”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...