O Presidente da República ao falar sobre o padre Tolentino Mendonça, nomeado Bispo e Arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano, considerado o mais importante de todo o mundo, diz que Tolentino “Não é só um português, é um português excecional.”
Portugal tem entregado ao mundo inteligência, cultura, saber sempre com muita naturalidade, muita honestidade e muito trabalho.
Recordo alguns: André de Gouveia, André de Resende, Damião de Gois, António Nunes Ribeiro Sanches etc., etc.
Mas nos nossos dias sobressaem António Guterres, António Vitorino, Durão Barroso, António Damásio, além do supracitado Tolentino e de muitos outros.
Sempre tivemos gente de grande gabarito, intuição, muito saber, fabulosa inteligência, destemor e força de vontade.
Por vezes o país desce ao grau zero como aconteceu na Primeira República e como vai acontecendo nesta terceira.
A Segunda República, também chamada Estado Novo, teve um Homem a todos os níveis excecional, Oliveira Salazar, que apesar da sua fragilidade assombrou o mundo. Aqui vieram Presidentes, reis, governantes conversar e pedir-lhe conselhos. As cartas trocadas com muitos estão ou estavam no Ministério dos Negócios Estrangeiros. A alcunha de Ditador que o Cunhal e o Soares espalharam e que os ignorantes engoliram é uma estupidez monumental. Salazar, ao lado destes dois, era um anjinho.
Mas em Portugal temos ainda gente que faz a diferença. Marcelo Rebelo de Sousa é, francamente, um grande senhor na política mundial.
O saber, a grande cultura fazem deste Homem uma referência entre os políticos do mundo.
Portugal pode beneficiar muito com Marcelo se ele não se perder em exagerados populismos.
E o Governo tem de governar e não se deixar manipular pela vox polpuli que muda a cada cinco minutos. Marcelo pode ser o metrónomo do futuro sem deixar derrapar este país escorregadio e saturado de frioleiras para esconder medos, mentiras e incapacidades.
Anterior “Salazar continua a surpreender. A Áustria recorda”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...