Salazar levantou Portugal pelo exemplo. Todos os seus ministros foram Homens de honestidade irrepreensível, muito trabalhadores e cuja vida particular podia ser seguida pelo povo, que não lhes encontravam mácula.
Hoje, que Mário Centeno é empossado como Presidente do Eurogrupo, os portugueses sentem-se orgulhosos daqueles que pela lei da inteligência atingem os mais altos cargos, não só em Portugal, mas nos outros países, para onde são convidados a dar o seu mais valioso contributo para o bem dos povos.
Os professores podem falar sobre eles: Durão Barroso, António Guterres, Mário Centeno, para citar os mais conhecidos.
O ensino não se faz só de aprender a ler, escrever e contar. Faz-se de todo o conhecimento, do meio ambiente que nos envolve.
O Professor tem de ser o sábio isento que explica o antes e o depois sem qualquer intenção de manipular dados. Aquele que o faz não pode ser professor, pode ser um bom sapateiro remendão, que atamanca o que faz, mas professor não é.
Mais que em outro qualquer momento da vida portuguesa, o professor tem de ter um conhecimento abalizado do que foi o passado, quando o tempo e os costumes eram outros e a vida bem diferente.
Na Inglaterra, no tempo de Charles Dickens, as escolas eram de um rigor tremendo, Churchill detestava a escola porque os castigos eram violentos.
Em Portugal também, muitos professores não eram meigos. Mas a culpa, muitas vezes, era dos pais que diziam ao professor: “carregue-lhe se ele não souber. Arranque-lhe as orelhas”. E o professor, muitas vezes levava aquelas palavras à letra. O aluno apanhava umas boas reguadas.
O professor em Portugal deve ter orgulho no seu trabalho e nos seus alunos.
Ensinar, fazer que os outros, um dia, saibam mais que os mestres e atinjam lugares cimeiros, é o mais belo que existe.
No momento em que Mário Centeno sobe ao galarim da fama, que todos os alunos e professores de todas as escolas, desde o básico às Universidades sintam orgulho por um dos nossos, e ganhem o estímulo suficiente para serem sempre os melhores e os mais hábeis nas suas profissões.
Anterior “Venezuela no pensamento de todos os portugueses”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...