Na “Visão Global”, o extremista-radical Cutileiro, quando fala de Putin, fica sem freio. Mas não deixa de ter graça e dizer, às vezes, algo acertado.
Quanto a Putin acho que ele erra totalmente quando tenta fazer dele um monstro e Obama um santo. Na semana passada chamou-lhe banana. Mas Obama santo ou banana para mim é muito mais violento que Putin. O Obama pratica o ato quase desde a entrada na Casa Branca, enquanto Putin só o faz quando a Rússia e os cidadãos russos estão em perigo.
Obama tem ações confirmadas na Líbia e na Síria o que levou à crise humanitária que o mundo está a viver. Síria, Líbia e Europa são vítimas.
Mas o Cutileiro por qualquer carga de água resolveu apoiar o santo de pau carunchoso e desfazer Putin.
O Cutileiro, ontem resolveu chamar tonto a Yanis Varoufakis, ex-ministro Grego e Professor Universitário de mérito, que deu uma entrevista ao “Expresso” e falou na Lusa-Atenas.
Varoufakis é um homem muito inteligente. Vê o futuro a anos de distância ao contrário do Cutileiro que não acredita na sua inteligência e juventude irreverente, mas plena de bom senso.
Varoufakis que veio a Portugal fazer o discurso, na aula inaugural dos programas de Doutoramento no Centro dos Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, fê-lo com a simplicidade e naturalidade de homem de grande saber e ponderação não só pela dissertação como pelas respostas que deu às perguntas, feitas antes e depois, da oração.
Na altura em que ele foi ministro das Finanças da Grécia segui com atenção as suas idas a Bruxelas. A maneira como defendeu a ideia de que o modelo a aplicar na Grécia estava errado e que a vítima era o povo deixou-me a pensar. Como não sou economista fiquei pelas palavras.
Desta vez Varoufakis avançou afirmando que é necessário um novo modelo de política pois o mecanismo de estabilidade europeu usa instrumentos financeiros como o Lehman Brothers usava para se financiar e que existe desunião bancária na Europa.
Varoufakis vai mais longe advoga urgentemente a criação dos Estados Unidos da Europa.
Aponta o livestreaming (transmissão em direto pela Internet) das reuniões do Eurogrupo (reunião mensal e informal dos ministros das Finanças), e a publicação de todos os documentos das negociações com os Estados Unidos da América sobre o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, além de analisar a dívida pública, a crise bancária, a pobreza e a falta de investimento para que uma nova Europa acabe com os tratados irracionais.
Acredito que Varoufakis não brinca em trabalho.
Anterior “Bibliotecas escolares no Estado Novo e ambiente”
C.S
. Portugal, País de marinhe...
. Acredito na inteligência ...
. Todos mandam, ninguém se ...
. “Liga” perde combate na c...
. Em 146 a.C destruíram Car...
. O fim da guerra com estro...
. Estupidez criminosa alime...
. Tanto quis ser pobre, que...